O que é a Blockchain?

Na sua tradução livre, “Cadeia de blocos”, a blockchain é um livro de razão pública (ou se preferir livro contábil) a qual faz registro de uma transição da moeda digital de forma a ser confiável e imutável.

O desenvolvimento desta tecnologia teve como base a segurança e descentralização. O grande problema e insatisfação dos seus criadores era a insegurança com o sistema tradicional, caso um abuso, falha técnica viesse a ocorrer por parte de determinada autoridade do modelo tradicional, diversos cidadãos poderiam vir a ser prejudicados.

Dessa maneira os desenvolvedores buscaram uma maneira para que neste sistema não houvesse uma autoridade central controlando tudo o que acontece. Para que uma movimentação ocorra, é necessário que haja um consenso entre mais da metade dos computadores participantes que conferem e validam a transação.

Qual o funcionamento da Blockchain?

A blockchain foi a tecnologia que possibilitou uma forma de troca confiável entre as partes interessadas. O diferencial é que ao invés de depender de uma instituição centralizando o registro e controle da troca damos a esta responsabilidades aos chamados “mineradores”. Esses mineradores processam cálculos matemáticos complexos para conferir se as duas partes envolvidas na transação podem realmente gastar o que pretendem. Ou seja, estes computadores trabalham em consenso em prol de verificar a veracidade daquela transação.